terça-feira, 25 de maio de 2010

Hipertensão Arterial.

Boa Tarde! 
As últimas semanas estão sendo bem corridas, muita coisa na faculdade e no trabalho também, quase não sobra tempo pra nada. Uma das coisas que está me tirando o juízo, é o artigo do projeto interdisciplinar 2010. O tema principal do projeto Interdisciplinar é "Hipertensão Arterial", em mais uma de minhas pesquisas pela internet, achei um especial da revista Saúde que fala sobre o assunto. O texto é bem popular, de fácil entendimento, confira abaixo algumas partes do especial.


HIPERTENSÃO ARTERIAL

O que é?

Imagine uma rua estreita com excesso de veículos. Assim é a hipertensão: um desequilíbrio entre o volume de sangue em circulação - a quantidade de carros - e a capacidade dos vasos - a rodovia, na nossa comparação. E por que os tais "14 por nove" assustam tanto? A expressão está na boca do povo, mas pouca gente sabe por que cruzar esse limiar é tão perigoso quando se trata de pressão arterial. Além dessa fronteira, significa que o coração está fazendo muita força para mandar o sangue para o corpo porque o líquido encontra dificuldades em circular. O problema é grave e, se não for controlado, pode ser fatal. Infelizmente, dos cerca de 30 milhões de brasileiros que têm a pressão nas alturas, metade nem suspeita da encrenca. 

Prevenção

Só tem um jeito de prevenir a decolagem dos ponteiros: mudar já o estilo de vida e abandonar hábitos sabidamente nocivos, como o cigarro, o abuso do álcool, a alimentação desregrada e o sedentarismo. Sem falar no excesso de peso: a obesidade é um conhecido disparador da pressão.  

Causas

Em 95% dos casos é praticamente impossível estabelecer com precisão o que levou a pressão às alturas. Vários fatores estão envolvidos no problema, desde desequilíbrios hormonais e nervosos, até certos hábitos. Na verdade, acredita-se que ela seja resultado de uma mistura de genética com estilo de vida. Tanto que filhos de hipertensos têm mais chances de desenvolver a doença. E atenção: na maior parte das vezes, a subida da pressão não dá absolutamente nenhum sinal. Não à toa é chamada de inimigo silencioso. Sintomas normalmente associados a esse disparo, como dor de cabeça, palpitações ou vista embaçada, podem até aparecer nesses pacientes, mas não espere por eles para checar sua pressão. 

Conseqüências


Tal como o excesso de veículos deixa as estradas esburacadas, o esforço do sangue para circular pelos vasos lesa o endotélio, o revestimento interno. Essas agressões facilitam o acúmulo de gorduras e a inflamação no local, formando as famosas placas que entopem as artérias. A longo prazo, isso é sinônimo de infartos e derrames. Já os rins, que têm a missão de filtrar o sangue, ficam sobrecarregados com tanta pressão. A força do líquido alarga pequenos poros e algumas proteínas acabam escapando pela urina. Isso pode comprometer a função do órgão e até causar sua completa falência. Nos olhos, a hipertensão pode danificar a retina levando a problemas de visão. Como se fosse pouco, o hipertenso tem graves riscos de sangramento se precisar passar por uma cirurgia.   



Hábitos que valem por um tratamento

Controle o peso
Sabe-se que os quilos a mais estão por trás do disparo do ponteiro, principalmente se eles estiverem acumulados na região da barriga. E nem é preciso grandes sacrifícios: uma redução de 5% a 10% na balança já ajuda. Mas os médicos recomendam manter o índice de massa corpórea abaixo de 25.

Mexa-se
Além de ajudar a perder peso e melhorar o colesterol e o diabete, os exercícios derrubam a pressão. Os mais indicados são os aeróbicos, como natação, caminhadas ou corrida, que devem ser praticados de três a seis vezes por semana durante trinta minutos. Já a musculação, que era terminantemente proibida, agora está liberada. É certo que ela não reduz a pressão com a mesma eficácia, mas também não é ruim como se pensava. Mas ela só deve ser praticada em combinação com alguma atividade aeróbica e desde que a pessoa não tenha uma pressão maior que 160x100. Em todos os casos, é indispensável consultar o médico antes de dar a largada.

Olho no cardápio
Ele é fundamental para baixar a pressão. Limite o sal a uma colher de chá por dia e fique atento às pitadas ocultas, que estão em embutidos, conservas, enlatados, defumados e salgadinhos de pacote. Siga as recomendações da dieta DASH, que comprovadamente reduz a pressão: inclua no cardápio generosas porções de frutas e verduras e alimentos assados ou grelhados. Coma doces e gordura de origem animal com muita parcimônia e atenção ao álcool: não ultrapasse duas latas de cerveja, ou duas taças de vinho ou uma dose de bebida destilada ao dia. As mulheres devem se contentar com metade disso. Aposte também nos temperos naturais, como ervas e limão, e abuse do alho. Sabe-se que, cru, ele ajuda a baixar a pressão. Estudos recentes também apontam os benefícios da uva isabel - um copo de suco da fruta por dia já ajuda a normalizar os valores.

Apague o cigarro
Ele estraga os vasos e detona a subida da pressão.


Para ver a matéria na integra acesso o link: 
http://saude.abril.com.br/especiais/hipertensao/hipertensao.shtml



 

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Umas e Outras


Jornada de Trauma I
No último final de semana estive em Natal participando da 1ª Jornada Interdisciplinar de Traumatologia do Rio Grande Do Norte. O evento foi organizado pela turma do 6º período do curso de medicina da UFRN, e aconteceu no Pirâmide Hotel. Organização nota 10 e as palestras bem ministradas. Parabéns!

Jornada de Trauma II
Todos os palestrantes estão de parabéns, assim como a organização do evento, porém a palestra que mais gostei, foi ministrada pelo atleta paraolímpico Clodoaldo Silva. O Para-atleta contou um pouco da sua história de vida, das dificuldades que já enfrentou por conta de sua deficiência e falou ainda sobre sua vontade de viver e vencer todos os desafios que a vida lhe impôs. Concerte um exemplo de força e superação.

Semana de Enfremagem
Teve início na última segunda-feira a 39º SEMEn (Semana Mossoroense de Enfermagem), a solenidade de abertura contou com a participação do Coral da UERN e do grupo de dança dos usuários do CAPS. Durante toda a semana acontecem palestras, mesas redondas e mini-cursos nas faculdade de enfermagem (FAEN, UnP e FACENE).

Pra Finalizar
Desejo a todos uma semana iluminada, que deus esteja com todos. 

 Momento Tiete: Clodoaldo Silva, Elen, Theresa e Juliana.

 Turma de Enfermagem da UnP marcando presença na Jornada de Trauma.
Trabalho apresentado por Péricles.

Final do Envento.

Companheiras: Elen e Theresa.

COMUNICADO

Gostaria de justificar e desculpar-me com todos os webleitores a usência de postagens no, Intimidade Entre Estranhos! A mesma se deu por diversos fatores um deles a falta de tempo e ainda motivos técnicos não me permitiam postar no blog, não sei o que houve, mas passei alguns dias impossibilitada de postar qualquer coisa aqui. Agradeço as visitas constantes.


Juliana.