sábado, 3 de abril de 2010

Malhação do Judas


Acabo de ler no site www.globo.com, uma matéria sobre a malhação do Judas, esse ano a população está usando pessoas bastante conhecidas pela sociedade para atacarem. É o exemplo do que aconteceu em São Paulo, os moradores usaram caricaturas de Ana Carolina Jatobá e Alexandre Nardoni para malhar pelas ruas do Cambucim. Não esqueceram ainda do ex-governador Arruda. Achei interessante e procurei saber mais sobre a cultura de malhar o Judas.


A malhação do Judas segundo o site Wikipédia é uma tradição que acontece em comunidades católicas ou ortodoxas e foi trazida para a América Latina pelos espanhóis e portugueses. Essa tradição ocorre em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, e simboliza a morte de Judas Iscariotes, o homem que traiu Jesus.


Os populares confeccionam um boneco de pano do tamanho de um homem real, e surram e apedrejam o mesmo pelas ruas e em seguida ateam fogo. Assim se sentem vingados pela traição de Judas ao nosso senhor Jesus Cristo.

 Foto do Judas representando Alexandre Nardoni (veja mais fotos no site Globo.com)

NOTA DO BLOG: Já participei da malhação do Judas, na minha infância minha bisavó, confeccionava o Judas e eu, juntamente com meus coleguinhas e primos, fazíamos um verdadeiro estrago no pobre boneco, lembro-me bem que o auge da brincadeira era quando algum adulto ateava fogo no Judas, velhos e bons tempos que não voltam mais. Nostalgia Total!


0 comentários:

Postar um comentário