segunda-feira, 29 de março de 2010

Você é Nomofóbico?




“A nomofobia se caracteriza por um medo do indivíduo de ficar incomunicável ou desconectado. Ele pode sentir taquicardia, falta de ar, suores frios e dores de cabeça”, explica o psicoterapeuta Carlos Eduardo Brito.
A pesquisadora do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, Anna Lúcia Spear King, comparou pacientes com um transtorno de ansiedade conhecido como síndrome do pânico, com pessoas completamente saudáveis, para saber o que eles sentiam quando ficavam sem o aparelho celular.

Entre os pacientes com pânico, a maioria demonstrou ter também a nomofobia, ou seja, dependência do celular. A surpresa foi o resultado entre os que se diziam saudáveis: 34% confessaram sentir ansiedade e 54 % disseram ter medo de passar mal na rua se ficarem longe o aparelho.

“É como se fosse uma fumaça, e nós temos que buscar o local do fogo. Através daquele sinal que a pessoa está dependente de celular, pode ser que ali por trás tenha um transtorno de ansiedade”, diz a psicóloga Anna Lúcia Spear King.


(Trechos retirados do Site do Fantástico)

 
Confesso que sou viciada em tecnologia, não vivo sem meu celular, não consigo passar um dia se quer sem internet, ficar sem ouvir meu Ipod nem pensar, tudo que vou fazer prefiro que seja no computador (eu amo as teclas de atalho do PC) e ainda carrego minha vida e todas as informações necessárias dentro do meu pen drive.
Se fosse fazer o teste do fantástico eu pirava, passar 24hrs sem o uso de nenhum tipo de tecnologia não gosto nem de pensar, pois quando deixo meu celular em casa eu o escuto tocando o tempo todo. Achei muito interessante a matéria da revista eletrônica (Fantástico) pois, a nomofobia é a realidade de muita gente.

O site do fantástico ainda disponibilizou um mini-teste para que você fique sabendo se também é um nomofóbico.

Você está precisando de uma desintoxicação de celular ou internet? Será que está sofrendo de nomofobia? Faça este teste.

1-Você abandona tudo que está fazendo pra atender o celular?
2-Nunca deixa o aparelho desligado ou sem bateria?
3-Está sempre tirando o celular do bolso ou da bolsa pra ficar com ele nas mãos?
4-Já interrompeu um momento íntimo, até uma relação sexual, pra atender o telefone?
5-Se esquecer o celular em casa, você volta para buscá-lo?
6-Entra em pânico quando acaba a bateria, perde ou pensa que perdeu o celular?

Se você respondeu sim a pelo menos quatro perguntas, cuidado. Você pode estar nomofóbico. 

 
 

0 comentários:

Postar um comentário